top of page

Grupo de Comunicação: treinar a linguagem para prevenir a demência


Os grupos de comunicação são uma metodologia cada vez mais comum que, para além de possibilitarem uma reabilitação das capacidades linguísticas dos indivíduos que os frequentam, permitem o treino de capacidades cognitivas específicas como a memória e o raciocínio lógico, muitas vezes afetadas em quadros clínicos de demência.


Constituídos por indivíduos com ou sem patologia adquirida da linguagem, os grupos envolvem sessões semanais, com base nas necessidades e interesses de cada elemento. Para além de desenvolverem capacidades cognitivas e linguísticas específicas, estas sessões têm como objetivo promover a comunicação interpessoal, estimular a entreajuda entre elementos e desenvolver a sua integração pessoal, favorecendo a interação com indivíduos da mesma faixa etária através da partilha de vivências e necessidades.


O terapeuta da fala e/ou o psicólogo que os dinamiza desenvolve com os seus participantes atividades como interpretação de palavras, frases ou textos, interpretação de provérbios e expressões idiomáticas, resolução de problemas relacionados com o dia-a-dia, definição de conceitos, descrição de acontecimentos vividos, reconhecimento e gestão de emoções e jogos diversos de evocação semântica, atenção e/ou memória.

Através destes momentos, os indivíduos encontram tempo e espaço para partilhar as suas memórias, sentimentos e pontos de vista, aumentando não só a sua funcionalidade comunicativa mas também a sua autonomia e integração social. Por outro lado, através dos grupos de comunicação, são treinadas competências que ajudam na prevenção da demência e declínio do rendimento cognitivo, comum com o avançar da idade.


Assim, este tipo de abordagem terapêutica pode estimular capacidades cognitivas especificas do individuo mas também aumentar a sua auto-estima e o seu sentimento de competência social, fundamentais para viver e aproveitar da melhor forma as exigências e transformações que chegam com a terceira idade.


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page