© 2018 by Dasein, Lda.                                    

Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

Porque é importante o Equilíbrio?

     O equilíbrio em conjunto com a tonicidade são os fatores de base para um controlo postural adequado. Estes dois fatores assumem-se como as primeiras aquisições do desenvolvimento psicomotor.

   

   O equilibro é indiscutivelmente um fator de extrema importância para o domínio da motricidade global e fina, da adaptação do indivíduo ao espaço e da aprendizagem. Se o equilíbrio/controlo postural não estiver assegurado e consolidado, as funções psicomotoras mais elaboradas como a noção do corpo, a estruturação espácio-temporal e as práxias perdem harmonia, precisão e eficácia.

 

     Paralelamente evidencia-se uma diminuição da atenção para outras atividades, pois a criança tem de manter o foco da atenção nos reajustes posturais, nas diversas posições que assume nas atividades (e.g. manter a posição de sentado numa cadeira, manter uma posição estática, etc.).

 

  O descontrolo postural é um condicionador de todas as experiências da criança, podendo desencadear desatenção, desmotivação ou frustração. Assim, coloca em causa as aprendizagens verbais e não-verbais, simbólicas e não simbólicas.

Por sua vez, se uma criança apresentar uma postura flexível e disponível, qualquer movimento realizado é harmonioso, visto existir uma interligação entre os vários esquemas sensoriais. Se a criança é capaz de manter determinadas posturas com adequado tónus muscular, irá ser capaz de gerar diversas respostas motoras das quais se destacam: a marcha, a corrida, o saltar, o trepar, a coordenação óculo-manual, óculo-pedal e a aprendizagem da escrita.

 

   Numa avaliação/intervenção do perfil psicomotor, o psicomotricista aplica um conjunto de tarefas que visam avaliar/reabilitar/educar a capacidade da criança em manter o equilíbrio estático em diversas posições por um período de tempo considerável, e também observar/reabilitar/educar a capacidade de manter uma postura/equilíbrio, na realização de diversos deslocamentos utilizando diversas respostas motoras.

 

   O quadro exposto de seguida procurou-se sintetizar o perfil de desenvolvimento do equilíbrio nas várias faixas etárias infantis, bem como dar-se sugestões das mais variadas atividades de estimulação deste fator primordial.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags