© 2019 by Dasein, Lda.                                    

Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

Grafomotricidade - para aprender melhor!

   A grafomotricidade é um processo expressivo de escrita que possibilita a realização de um registo gráfico, tendo por base uma postura estável, a combinação do movimento do braço, mãos e dedos, concomitantemente ligados a noções espácio-temporais e visuo-quinestésicas (Silva & Martins, 2005). Por isso, a maioria das dificuldades na aprendizagem da leitura, escrita e matemática durante o período escolar surgem devido ao facto de não se desenvolverem atempadamente os pré-requisitos das competências fundamentais para a aprendizagem (Fonseca, 2003). Desta forma, a psicomotricidade deve ser encarada, no contexto pré-escolar, como um meio de integração escolar e de prevenção das dificuldades de aprendizagem, através da realização de atividades lúdicas que envolvam a ligação progressiva entre aquisições sensoriomotoras, simbólicas e conceptuais.

 

   Correlacionando a importância da psicomotricidade e o desenvolvimento da grafomotricidade, pode-se concluir que é fundamental o desenvolvimento percetivo-motor para a aprendizagem escolar, para o desenvolvimento da escrita, referindo que dificuldades na área psicomotora podem comprometer a aprendizagem escolar.

 

Porquê um psicomotricista?

 

   O psicomotricista é um perito na área do movimento e da intervenção pelo corpo, que intervém para melhorar o funcionamento psicossocial e a saúde mental em bebés, crianças, adolescentes, adultos e idosos. A avaliação psicomotora é realizada num setting específico, usando instrumentos qualitativos e quantitativos, para a realização do diagnóstico psicomotor que indica:

 

 Habilidades psicomotoras,

 Problemas psicomotores e

 Qualidade do movimento em todas as idades.

 

   A intervenção do psicomotricista apresenta como objetivos, no contexto de educação regular, dinamizar sessões de psicomotricidade infantil com intuito de:

 

o Promover competências psicomotoras e relacionais;

o Observar o perfil psicomotor e

o Possível deteção de atipicidades, dificuldades, características especificas ou fatores de risco que podem constituir um sinal precoce de uma perturbação do desenvolvimento psicomotor.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags