Grafomotricidade - para aprender melhor!
A grafomotricidade é um processo expressivo de escrita que possibilita a realização de um registo gráfico, tendo por base uma postura estável, a combinação do movimento do braço, mãos e dedos, concomitantemente ligados a noções espácio-temporais e visuo-quinestésicas (Silva & Martins, 2005). Por isso, a maioria das dificuldades na aprendizagem da leitura, escrita e matemática durante o período escolar surgem devido ao facto de não se desenvolverem atempadamente os pré-requisitos das competências fundamentais para a aprendizagem (Fonseca, 2003). Desta forma, a psicomotricidade deve ser encarada, no contexto pré-escolar, como um meio de integração escolar e de prevenção das dificuldades de aprendizagem, através da realização de atividades lúdicas que envolvam a ligação progressiva entre aquisições sensoriomotoras, simbólicas e conceptuais.
Correlacionando a importância da psicomotricidade e o desenvolvimento da grafomotricidade, pode-se concluir que é fundamental o desenvolvimento percetivo-motor para a aprendizagem escolar, para o desenvolvimento da escrita, referindo que dificuldades na área psicomotora podem comprometer a aprendizagem escolar.
Porquê um psicomotricista?
O psicomotricista é um perito na área do movimento e da intervenção pelo corpo, que intervém para melhorar o funcionamento psicossocial e a saúde mental em bebés, crianças, adolescentes, adultos e idosos. A avaliação psicomotora é realizada num setting específico, usando instrumentos qualitativos e quantitativos, para a realização do diagnóstico psicomotor que indica:
Habilidades psicomotoras,
Problemas psicomotores e
Qualidade do movimento em todas as idades.
A intervenção do psicomotricista apresenta como objetivos, no contexto de educação regular, dinamizar sessões de psicomotricidade infantil com intuito de:
o Promover competências psicomotoras e relacionais;
o Observar o perfil psicomotor e
o Possível deteção de atipicidades, dificuldades, características especificas ou fatores de risco que podem constituir um sinal precoce de uma perturbação do desenvolvimento psicomotor.