© 2018 by Dasein, Lda.                                    

Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

Grupo de Comunicação: treinar a linguagem para prevenir a demência

     Os grupos de comunicação são uma metodologia cada vez mais comum que, para além de possibilitarem uma reabilitação das capacidades linguísticas dos indivíduos que os frequentam, permitem o treino de capacidades cognitivas específicas como a memória e o raciocínio lógico, muitas vezes afetadas em quadros clínicos de demência.

 

     Constituídos por indivíduos com ou sem patologia adquirida da linguagem, os grupos envolvem sessões semanais, com base nas necessidades e interesses de cada elemento. Para além de desenvolverem capacidades cognitivas e linguísticas específicas, estas sessões têm como objetivo promover a comunicação interpessoal, estimular a entreajuda entre elementos e desenvolver a sua integração pessoal, favorecendo a interação com indivíduos da mesma faixa etária através da partilha de vivências e necessidades.

 

     O terapeuta da fala e/ou o psicólogo que os dinamiza desenvolve com os seus participantes atividades como interpretação de palavras, frases ou textos, interpretação de provérbios e expressões idiomáticas, resolução de problemas relacionados com o dia-a-dia, definição de conceitos, descrição de acontecimentos vividos, reconhecimento e gestão de emoções e jogos diversos de evocação semântica, atenção e/ou memória.

Através destes momentos, os indivíduos encontram tempo e espaço para partilhar as suas memórias, sentimentos e pontos de vista, aumentando não só a sua funcionalidade comunicativa mas também a sua autonomia e integração social. Por outro lado, através dos grupos de comunicação, são treinadas competências que ajudam na prevenção da demência e declínio do rendimento cognitivo, comum com o avançar da idade.

 

     Assim, este tipo de abordagem terapêutica pode estimular capacidades cognitivas especificas do individuo mas também aumentar a sua auto-estima e o seu sentimento de competência social, fundamentais para viver e aproveitar da melhor forma as exigências e transformações que chegam com a terceira idade.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags