© 2018 by Dasein, Lda.                                    

Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

A prática psicomotora como veículo para um crescimento recheado de sucessos

 

 

  Cada vez mais, e com muita regularidade, as crianças chegam à idade escolar sem competências básicas para conseguirem adquirir aprendizagens de nível académico, faltando-lhes, muitas vezes, bases de sustentação para a aquisição das mesmas, começando assim a surgir as ditas dificuldades na aprendizagem.

 

   As crianças de hoje são excessivamente protegidas, passam a maioria do seu tempo paradas, agarradas a tecnologias e é descurado o tempo de explorar e de brincar. Seguramente, não as mesmas de antigamente que passavam a maior parte do seu tempo a brincar, sozinhas ou em grupo, a correr, a saltar, a andar de bicicleta, a explorar a natureza e a inventar brincadeiras para poderem jogar, adquirindo muitas outras competências e enormes aprendizagens.

 

     Assim, quando se aborda a prática psicomotora com crianças na pré-escola, o Psicomotricista tem como objetivo agir precocemente e dar oportunidade às crianças de aprenderem a consciencializar-se de todas as potencialidades do seu corpo, através do brincar, de maneira a desenvolverem a sua psicomotricidade - a relação entre a motricidade, a cognição e a emoção.

 

     O Psicomotricista, de acordo com as fases de desenvolvimento das crianças, utiliza como recurso os jogos lúdico-pedagógicos (sensório-motor, simbólico, regras, cooperação, construção, precisão e luta e perseguição), as técnicas expressivas (música, dança, teatro e drama) e as técnicas de relaxação (autorregulação, foco e consciencialização do corpo em toda a sua plenitude) de forma a promover o potencial de desenvolvimento psicomotor e momentos ricos de partilha entre as próprias crianças, o terapeuta e o educador.

 

   É através desta abordagem que se minimizam dificuldades ao nível do comportamento, do desenvolvimento, da aprendizagem e de âmbito psicoafetivo. É assim que o Psicomotricista intervém ao nível das competências pré-académicas cruciais para que a fase escolar aconteça de uma forma mais segura, mais capaz, mais tranquila, com menos frustrações e com maior aptidão para ultrapassar os novos desafios de aprendizagens que vão surgindo ao longo da infância e adolescência.

 

    A prática psicomotora encerra em si uma excelente oportunidade de contribuirmos para um mais equilibrado desenvolvimento das nossas crianças!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags