© 2018 by Dasein, Lda.                                    

Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

Novo Ano Letivo - 7 dicas para o sucesso

 Com o final das férias, a ansiedade pelo início das aulas começa a fazer-se sentir em cada membro da família. Não só os filhos, mas também os pais sentem aquele nervosismo natural de ver os filhos na escola. Alguns pela primeira vez, outros numa escola nova e ainda os que mantém a escola e os amigos, é sempre um momento de excitação, mas também de nervosismo para todos.

 

   Para as crianças e jovens chega aquele momento em que só pensam em regressar ao convívio com os amigos e à algazarra dos intervalos. Os cadernos novos, os livros com todo um mundo novo por explorar, as mochilas coloridas… Mas como em tudo o que é bom e importante, também há desafios pela frente. Para que o ano corra da melhor maneira e pensando nas várias faixas etárias, aqui ficam algumas dicas para o sucesso:

 

1ª Dica – BOA ALIMENTAÇÃO

Uma boa alimentação traz imensos benefícios! Melhor capacidade de raciocínio, e de memória, ajuda à concentração e ao desempenho de tarefas. Por isso nunca é tarde para educar os seus filhos a manter uma alimentação saudável e equilibrada. Os horários são fundamentais, pois andar muitas horas de estômago vazio só prejudica a saúde e o desempenho escolar.

 

2ª Dica – HORAS DE SONO

Tal como a alimentação também o sono é indispensável para o bom funcionamento do nosso cérebro e do nosso corpo. Não existe uma regra igual para todas as crianças e para todas as idades, mas uma boa noite de sono é extremamente importante para todos.

 

3ª Dica – MATERIAL ADEQUADO E PRÁTICO

É nesta fase que se procuram os materiais escolares e existe toda uma lista exigida pelos professores, mas também pelos filhos. No que diz respeito aos pedidos pelos filhos é importante avaliar se são materiais práticos e duradouros. Dossiers, cadernos, com argolas ou sem argolas, tentem perceber o que melhor se adapta ao ano escolar e às necessidades da criança/jovem.

 

4ª Dica – ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO PARA O ESTUDO

É de aproveitar o início do ano letivo para criar as melhores condições para o estudo. Um espaço bem organizado e sem demasiados estímulos desnecessários, é fundamental para a concentração e motivação.

 

5ª Dica – MÉTODO E GESTÃO DE TEMPO

Aliado à organização do espaço vem o método e a gestão de tempo. Estudar apenas na véspera dos testes pode até funcionar para alguns, mas serão uma minoria. Assim, estudar um pouco todos os dias, principalmente a partir do 2º ciclo, é uma regra que ajuda à criação de um método. Os jovens muitas vezes precisam de apoio para a criação de um método – a ajuda do adulto pode ser fundamental na adaptação ao melhor método de estudo.

 

6ª Dica – PLANEAMENTO MENSAL (a partir do 1º ciclo)

Antes da agenda, um planeamento mensal ajuda muito a manter bem visíveis os vários “acontecimentos”. Sejam eles escolares, desportivos ou até sociais, um mapa mensal pendurado na secretária ajuda à organização do tempo e das tarefas.

 

7ª Dica – TEMPO LIVRE

O tempo livre é essencial para as crianças e jovens repousarem e criarem novas oportunidades de aprendizagem. Seja sozinho, com amigos ou em família é importante que existam momentos de “pausa à escola” - não ocupe todo o tempo do seu filho com escola e atividades extracurriculares.


 

Um ano cheio de sucesso!

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags