Porque é importante o Equilíbrio?
O equilíbrio em conjunto com a tonicidade são os fatores de base para um controlo postural adequado. Estes dois fatores assumem-se como as primeiras aquisições do desenvolvimento psicomotor.
O equilibro é indiscutivelmente um fator de extrema importância para o domínio da motricidade global e fina, da adaptação do indivíduo ao espaço e da aprendizagem. Se o equilíbrio/controlo postural não estiver assegurado e consolidado, as funções psicomotoras mais elaboradas como a noção do corpo, a estruturação espácio-temporal e as práxias perdem harmonia, precisão e eficácia.
Paralelamente evidencia-se uma diminuição da atenção para outras atividades, pois a criança tem de manter o foco da atenção nos reajustes posturais, nas diversas posições que assume nas atividades (e.g. manter a posição de sentado numa cadeira, manter uma posição estática, etc.).
O descontrolo postural é um condicionador de todas as experiências da criança, podendo desencadear desatenção, desmotivação ou frustração. Assim, coloca em causa as aprendizagens verbais e não-verbais, simbólicas e não simbólicas.
Por sua vez, se uma criança apresentar uma postura flexível e disponível, qualquer movimento realizado é harmonioso, visto existir uma interligação entre os vários esquemas sensoriais. Se a criança é capaz de manter determinadas posturas com adequado tónus muscular, irá ser capaz de gerar diversas respostas motoras das quais se destacam: a marcha, a corrida, o saltar, o trepar, a coordenação óculo-manual, óculo-pedal e a aprendizagem da escrita.
Numa avaliação/intervenção do perfil psicomotor, o psicomotricista aplica um conjunto de tarefas que visam avaliar/reabilitar/educar a capacidade da criança em manter o equilíbrio estático em diversas posições por um período de tempo considerável, e também observar/reabilitar/educar a capacidade de manter uma postura/equilíbrio, na realização de diversos deslocamentos utilizando diversas respostas motoras.
O quadro exposto de seguida procurou-se sintetizar o perfil de desenvolvimento do equilíbrio nas várias faixas etárias infantis, bem como dar-se sugestões das mais variadas atividades de estimulação deste fator primordial.