Enfermeira Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica, na Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB)/Unidade de Cuidados Saúde Personalizados S. Tiago Saúde.

Doutoranda no Curso de Doutoramento em Enfermagem, na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL)/Universidade de Lisboa (UL), com ingresso em novembro de 2020.

Mestre em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica (2013), pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG)/Escola Superior de Saúde da Guarda. Dissertação com o título “ A perceção dos enfermeiros do Centro de Saúde relativamente ao brincar como estratégia de alívio da dor na criança”. Mestrado com especialização integrada. Integrado no Curso de Mestrado teve a oportunidade de realizar um estágio de caráter voluntário na Consulta Externa do Hospital D. Estefânia, onde vivenciou a aplicação de estratégias não farmacológicas na gestão da ansiedade, medos e dor em idades pediátricas, associados a procedimentos e cirurgias, tendo aplicado o conhecimento em contexto de estágio no serviço de Pediatria e Urgência Pediátrica do Hospital José Maria Grande em Portalegre.

 

Desenvolvimento do projeto “Brincar no Centro de Saúde” (2012), cujo principal objetivo foi criar um espaço lúdico pedagógico dirigido às crianças que frequentam os Centros de Saúde de Castelo Branco, permitindo um tempo de espera agradável, reduzindo a imagem negativa que têm destes locais e dos profissionais da saúde.

Licenciatura em Enfermagem (Curso de Complemento de Formação em Enfermagem) (2007)

Bacharelato em Enfermagem (1993)

Conselheira em Aleitamento Materno (CAM) (2013). Membro da Comissão Executiva do Aleitamento Materno da ULSCB. Participação no Registo do Aleitamento Materno (RAM) da DGS (2012 – 2014).

Leonor%20foto_edited.jpg
Enf. Leonor Castelo

Enfermeira Especialista em Saúde Infantil

CAM - Conselheira de Aleitamento Materno

Instrutora Certificada de Massagem Infantil (2015) pela International Association of Infant Massage (IAIM). Desde 2020 é membro da Direção da Associação Portuguesa de Massagem Infantil (APMI).

Competências Acrescidas em Supervisão Clínica, validada e certificada pela Ordem dos Enfermeiros.

Desenvolve consultas de enfermagem em contexto publico e privado, no âmbito da parentalidade, desenvolvimento infantil, na promoção e apoio do Aleitamento Materno e Amamentação. Integra a Associação SOS Amamentação, desde 2016.

Coordena o espaço “O Ninho da Leonor” , dedicado ao apoio à Parentalidade e ao Aleitamento Materno, na Farmácia Fórum de Castelo Branco.

Interlocutora Regional do Programa Nacional Saúde Infantil e Juvenil (PNSIJ) e Notícia de Nascimento Digital (NND), da ULSCB pela DGS.

Integra a Equipe de Segurança Infantil da ULSCB/ACES BIS, com o Projeto “Profissionais Seguros  Crianças Seguras”, incluído no projeto do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes, da DGS “Bebés, Crianças e jovens em Segurança.

Integra a equipa do Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI)/Equipe Local de Intervenção (ELI) de Castelo Branco.

Assistente Convidada a tempo parcial, na Escola Superior da Saúde Dr. Lopes Dias em Castelo Branco, onde colabora no Curso de Licenciatura em Enfermagem, lecionando nas Unidades Curriculares de Enfermagem Pediátrica; Enfermagem na Comunidade vertente Saúde Infantil e Juvenil; e estágio IV.

Coautora do trabalho de investigação “Avaliação da Qualidade em Saúde Infantil” (1998) no âmbito do PNSIJ.

Participação como palestrante em vários seminários, congressos e workshops no âmbito da parentalidade, amamentação, Massagem Infantil; dor em idade pediátrica.