© 2019 by Dasein, Lda.                                    

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Pinterest Ícone
  • Grey Google+ Ícone
Dra. Cláudia Borralho
Psicomotricista / Técnica Superior de Reabilitação Psicomotora

Técnica Superior de Reabilitação Psicomotora, licenciada em Reabilitação Psicomotora pela Faculdade de Motricidade Humana (2015). Sócia n.º 1290 da Associação Portuguesa de Psicomotricidade.

Certificada do Curso Europeu de Primeiros Socorros pela Cruz Vermelha (2016).

 

Formadora Certificada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional com o projeto - Formação sobre alertas e estratégias no desenvolvimento infantil – pais e professores (2016).

Formação no Modelo HighScope de aprendizagem ativa – Nível 1 pelo HighScope Portugal (2016).

Especializada em Atividades Aquáticas pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias com o projeto - Programa de Relaxação Pré-Parto em Meio Aquático (2017).

Instrutora de Massagem Infantil pela Associação Portuguesa de Massagem Infantil (2017).

Especializada em Intervenção Precoce na Infância pelo ISPA com o projeto - Benefícios da Massagem e do Toque pelos Cuidadores em Recém-Nascidos Pré-termo e ao longo de 6 meses (2018).

Formação no Programa de Promoção da Resiliência em Contexto Escolar pelo Rescur Resilience Curriculum na Faculdade de Motricidade Humana (2018).

Especializada em Yoga e Meditação pela Yoga Alliance Professionals com o projeto - Programa de Gestão do Stresse no Sistema Educativo – Formação para Docentes (2019).

Especializada em Neurodesenvolvimento da Criança e do Adolescente pela Faculdade de Ciências Médicas (2020).

Experiência em intervenção psicomotora infantil em contextos:

  • Ginásio - sessões de promoção do desenvolvimento psicomotor típico (educativo e preventivo) em diversas creches, jardins-de-infância e escolas básicas auxiliando estratégias que vão ao encontro das necessidades dos agentes educativos.

  • Meio aquático - adaptação ao meio aquático com pais e bebés e sessões de terapia psicomotora em crianças com perturbações do neurodesenvolvimento.

  • Sala de aula – integração de atividades de aprendizagem ativa desenvolvendo trabalho conjunto com os docentes.

  • Escolar, Clínico e Domiciliário – avaliação e intervenção psicomotora infantil em resposta a problemas de maturação, aprendizagem, desenvolvimento, comportamento e de âmbito psicoafetivo e acompanhamento familiar.

Formadora da Formação Sinais de Alerta e Estratégias para promoção do desenvolvimento infantil realizada em creches e jardins-de-infância.

Convidada para entrevistas televisivas no desenvolvimento de temáticas no âmbito da psicomotricidade e infância.

Realização de workshops – O Papel do Psicomotricista na Intervenção Psicomotora em Idade Precoce – A Psicomotricidade em Idade Pré-Escolar - na Faculdade de Motricidade Humana.

Desenvolve um projeto com duas Psicomotricistas com enfoque em diferentes faixas etárias (bebés e crianças, adultos e idosos) que dá vida à página Psicomotricidade Sem Idade e investe na partilha de experiências entre Psicomotricistas através de atividades, adaptação de materiais e divulgação da prática terapêutica (desde 2014).

Integra a Associação Portuguesa de Psicomotricidade na equipa da secção regional centro onde desenvolve ações de formação acerca da profissão e workshops com os alunos da FMH ao nível intervenção psicomotora nas diversas fases da vida (desde 2018).