Tiago, 9 anos
O Tiago foi encaminhado para fisioterapia pediátrica devido a desafios motores e de coordenação associados à sua condição de Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). Durante a avaliação inicial, os fisioterapeutas obtiveram uma visão mais aprofundada da situação do Tiago e das suas necessidades específicas.
O Tiago é uma criança carinhosa e enérgica, mas enfrenta dificuldades significativas nas competências de motricidade grossa, equilíbrio e coordenação. Ele é altamente sensível a estímulos sensoriais e pode ficar desconfortável em ambientes barulhentos ou com muitas pessoas. Além disso, o Tiago apresenta problemas comportamentais resultantes de dificuldades na auto-regulação emocional, incluindo momentos de agitação ou retraimento em resposta a estímulos sensoriais intensos ou situações sociais desafiadoras. O Tiago prefere rotinas previsíveis e pode ter dificuldades em adaptar-se a mudanças.
A família do Tiago, incluindo os seus pais e irmãos mais velhos, estão empenhados em apoiar o seu desenvolvimento e bem-estar. Têm procurado intervenções terapêuticas e educacionais para ajudar o Tiago a superar os desafios associados ao seu diagnóstico.
1.identificação da patologia/ dificuldades presentes, que aspectos a relevar
2. fatores de risco / fatores protetores
3. que impacto pode ter no desenvolvimento motor e implicações no tratamento em fisioterapia
4. aspectos que podem contribuir para o estabelecimento da relação
5. estratégias e cuidados a ter nas sessões