Joana, 13 anos
A Joana, uma adolescente de 13 anos, foi encaminhada para fisioterapia pediátrica devido a complicações físicas decorrentes de sua luta contra a anorexia nervosa e a sua perturbação severa da imagem corporal. Durante a avaliação inicial, os fisioterapeutas obtiveram insights importantes sobre a situação da Joana e os desafios que enfrenta.
A Joana é uma adolescente talentosa e estudiosa, mas desenvolveu uma perceção distorcida de seu próprio corpo, acreditando que está acima do peso, apesar de estar significativamente abaixo do peso saudável para a sua idade e estatura. Ela restringe severamente a sua ingestão alimentar e pratica exercício físico em excesso como formas de controlo.
A família da Joana está profundamente preocupada com sua saúde física e mental. A sua mãe, Sofia, está constantemente angustiada com a recusa de Joana em comer adequadamente e com a sua obsessão com a perda de peso. O pai da Joana, Carlos, tenta oferecer apoio emocional, mas luta para entender a gravidade do diagnóstico e condição da filha.
1.identificação da patologia/ dificuldades presentes, que aspectos a relevar
2. fatores de risco / fatores protetores
3. que impacto pode ter no desenvolvimento motor e implicações no tratamento em fisioterapia
4. aspectos que podem contribuir para o estabelecimento da relação
5. estratégias e cuidados a ter nas sessões