Maria, 7 anos
A Maria, 7 anos, foi encaminhada pelo médico de família para fisioterapia pediátrica devido a problemas de coordenação motora fina e grossa, bem como dificuldades na postura e equilíbrio. Maria nasceu prematura, o que resultou num desenvolvimento motor mais lento e em algumas dificuldades respiratórias iniciais. Atualmente, Maria frequenta a escola primária, onde tem demonstrado um desempenho académico adequado, mas com algumas dificuldades em atividades que requerem competências motoras complexas, como escrever e praticar desportos.
A Maria vive com a sua mãe, solteira, que trabalha a tempo inteiro como operadora de caixa num supermercado local. Ana é uma mãe dedicada, mas enfrenta elevados níveis de stress devido ao trabalho exigente e à falta de apoio familiar. Ela é a única base financeira da família e muitas vezes preocupa-se com despesas básicas, como a renda da casa que aluga e a alimentação.
Além disso, a Maria apresenta uma marcada ansiedade de separação em relação à mãe. Ela receia muito separar-se de Ana em qualquer contexto, incluindo ir para a escola ou participar em atividades sociais, o que tem impactado negativamente o seu bem estar emocional e psicológico, assim como a participação social no contexto das relações com os outros.
A Maria tem um irmão mais velho, Pedro, de 10 anos, que foi diagnosticado recentemente com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). O Pedro requer cuidados adicionais e terapias específicas, o que consome grande parte do tempo e energia da Ana. Maria é uma criança amorosa e atenciosa com o irmão, mas a sua relação com o Pedro às vezes é difícil e desafiador devido à falta de compreensão sobre as necessidades dele.
1.identificação da patologia ou dificuldades presentes, que aspectos a relevar
2. fatores de risco / fatores protetores
3. que impacto pode ter no desenvolvimento motor e implicações no tratamento em fisioterapia
4. aspectos que podem contribuir para o estabelecimento da relação
5. estratégias e cuidados a ter nas sessões