top of page

(Re)Começo - Novas Reflexões



Aproxima-se um novo tempo - o regresso à escola em Setembro é um momento com tanto de desejado como de receado. Muito se escreve sobre como é possível preparar este reinício, talvez por ser um momento que traz consigo uma série de emoções e adaptações para pais, filhos e famílias em geral. Desta vez, em vez de apenas vos trazermos estratégias e dicas práticas, convidamo-vos a fazer uma pausa e a considerar algumas questões que podem ajudar a criar uma transição mais harmoniosa para toda a família, com uma renovada consciência ecológica em mente. Desta vez, deixamos questões para refletir:

. Como está o nosso equilíbrio? Antes de mergulhar no novo ano escolar, reserve um momento para avaliar o equilíbrio entre as atividades escolares, extracurriculares e tempo em família. Pergunte a si mesmo: "Estamos no caminho para manter um equilíbrio saudável entre as obrigações escolares, o nosso tempo em família e nosso impacto no meio ambiente?"


. O que são prioridades para nós? Definir prioridades claras pode ajudar a evitar a sobrecarga e o consumo excessivo. Questione: "Quais são as atividades e responsabilidades que realmente importam para a nossa família, tanto em termos de bem-estar quanto de impacto ambiental? Como podemos escolher atividades, junto com as crianças, sem sobrecarga?"


. Estamos realmente a ouvir com atenção os nossos filhos? Por muito que as coisas pareçam obvias para os pais, o regresso às aulas pode trazer ansiedades e preocupações para as crianças. Pergunte: "Estamos a abrir espaço para que os nossos filhos expressem os seus sentimentos sobre o regresso às aulas e como eles se sentem em relação ao meio envolvente? Como podemos abrir espaço para isso?"


. Qual é a nossa abordagem para as tarefas escolares? Reflita sobre como a vossa família aborda as tarefas escolares e o uso de recursos. Pergunte: "Estamos a incentivar a responsabilidade ambiental e o uso consciente dos materiais escolares? Como queremos distribuir os nossos horários, de forma equilibrada e saudável?


. Como podemos criar momentos de ligação com a Natureza? Integre a natureza nas atividades da família. Pergunte: "Quais são as maneiras pelas quais podemos explorar a natureza e aumentar a nossa conexão com o ambiente ao nosso redor?"


. Como podemos cultivar o auto-cuidado de forma sustentável? Lembre-se de que o autocuidado também se estende ao cuidado pelo nosso planeta. Pergunte: "Como podemos assegurar-nos de que nosso autocuidado respeita a sustentabilidade?"


. Temos o foco na qualidade, não na quantidade de consumo? Lembre-se de que qualidade supera quantidade, inclusive em termos de compras e consumo. Pergunte: "Estamos a escolher produtos duráveis e sustentáveis, em vez de , mesmo sem querer, estarmos a praticar o consumo excessivo?"


Lembrando sempre que cada família é única, estas questões podem servir como pontos de partida para uma reflexão profunda sobre a abordagem para o novo ano escolar com uma consciência ecológica. Ao consciencializar-se das suas próprias intenções e valores, estará a contribuir para criar um espaço mais calmo e consciente para todos os membros da família enfrentarem este desafio juntos, ao mesmo tempo que cuidam do Planeta. Assim, ensinamos responsabilidade, cuidamos da nossa "casa" e desenvolvemos propósitos comuns, alinhados com os valores familiares.

Boas reflexões e bom reinício!



Sofia Alves da Silva

Psicóloga Clínica e Terapeuta Familiar


Comments


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page