Prof. Maria Fernandes Sabino
Professora de Artes
Com formação superior em Design de Equipamento, pela ESBAL (escola superior de belas artes de lisboa), leccionou Artes Visuais, durante 38 anos (4 no ensino privado mais 34 no ensino público).
Fez formação complementar em :
-
Corte e Costura;
-
Cerâmica;
-
Fotografia (câmara clara e câmara escura, P/B);
-
Serigrafia;
-
Escrita Criativa;
-
Iniciação a programas de Edição de Imagem e Modelação 3D;
-
Gravura.
Ao longo da sua vida profissional foi sempre que possível, que oportuno, que as condições logisticas, económicas, que as planificações e as directrizes superiores o permitiam foi pondo em prática com os seus alunos, ou com os interessados em regime de clube, as aprendizagens destas formações.
Enquanto docente participou em vários projectos, concursos, exposições
com os seus discentes, em parceria com diversos organismos regionais, nacionais e internacionais, vendo alguns trabalhos premiados e outros publicados em catálogos editados pelos organismos responsáveis. E ainda trabalhos editados em colecções de postais.
Organizou ainda, em colaboração com os seus pares e com os seus alunos, visitas de estudo que visavam para além das Artes Visuais outras, como a Música, o Teatro, a Dança, no sentido de uma formação mais global. Promoveu do mesmo modo diversas palestras, trazendo à Escola convidados ligados especificamente à área das Artes Visuais.
Participou em Congressos, Debates, Encontros com Artistas, cujas temáticas estiveram sempre ligadas à profissão, à área específica, ou a assuntos que podiam adicionar algo ao conhecimento “artístico”, pedagógico ou didáctico. Na Culturgest, Fundação Gulbenkian /CAM, Casa Fernando Pessoa e UAL promovido pela APECV, na Cinemateca, ESBAL, Faculdade de Letras procurando acrescentar poeira que fosse aquele Saber Ser.