
Dra. Eduarda Carvalho
Psicóloga Clínica
Musicoterapeuta
Psicóloga Clínica, Doutorada em Psicologia clínica (2012) pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa; tese intitulada “O bebé imaginário, as memórias dos cuidados parentais e as representações sonoro-musicais na gravidez no estudo da representação da vinculação materna pré-natal e na orientação para a maternidade”; Mestre em Psicologia – ramo de psicologia clínica (2006) pela mesma Universidade; Dissertação intitulada “Construção de um instrumento de avaliação das vivências sonoro-musicais da mulher grávida” e licenciada em Psicologia-Ramo de psicologia clínica (1992) pela mesma Universidade.
É especializada em psicologia da gravidez e da maternidade (pós-graduação ISPA-DFP, 1997/1998). Tem formação psicanalítica pela Sociedade Portuguesa de Psicanálise (outubro/ 2007 a Julho/ 2009); formação em psicodrama psicanalítico de grupo (Sociedade Portuguesa de Psicodrama Psicanalítico de Grupo, de 1997 a 2003) e formação em arteterapia no modelo grupanalítico (Sociedade Portuguesa de Arteterapia, janeiro de 1996 / Janeiro de 2001). É musicoterapeuta certificada pela APMT e supervisora de musicoterapeutas em Portugal.
Obteve várias certificações no âmbito da perinatalidade e da musicoterapia com certificação do Curso “Family Infant Neurodevelopmental Education” (FINE Portugal) -Practical Skills for Family Centred Developmental Care” (FINE 2), realizado pelo São João NIDCAP Training Center ; “Sound Birthing Music Program, LLC – Certificate Training in “Music Therapy Assisted Childbirth (MTACB): Working with Couples in Labor and Birth” (online course), agosto – outubro; “Sound Birthing Music Program, LLC – Certificate Training in “Prenatal Music Bonding” (2022); Certificação pelo programa de musicoterapia focal obstétrica (2019, Gabriel Federico); Certificação como monitora associada de canto pré-natal pela “Association Francaise de Chant Prénatal, Musique et Petite Enfance” (2012); Certificação no curso de instrutor de massagem infantil (certificado pela APMI-Associação Portuguesa de Massagem Infantil com orientação pedagógica de Sylvie Hetú (2004).
Desenvolveu pratica clínica em contexto institucional no Instituto Jacob Rodrigues Pereira, no“Programa de Gestão Integrada de Recursos e Encaminhamento para a Formação Profissional e Integração de Pessoas Surdas na Zona da Grande Lisboa” (1992/1996); no Hospital S. João de Deus- Clínica de Psiquiatria e Saúde Mental, (Estágio profissional, 1993); na Maternidade Doutor Alfredo da Costa - CHULC (estágio profissional 1992); na Crinabel, com crianças e adolescentes com doença mental e perturbações do desenvolvimento (1996/ 1997); no Colégio Navarro de Paiva, tendo dinamizado grupos terapêuticos de musicoterapia com adolescentes reclusos com comportamento desviante (2000);
na Casa Pia de Lisboa - Centro de Gestão de Lares Santa Catarina com crianças institucionalizadas em lares de acolhimento (2002 – 2007); na ACARPS(Associação Comunitária da Amadora para a Reabilitação Psicossocial), tendo dinamizado um grupo de musicoterapia e arteterapia com pacientes adultos portadores de doença mental crónica, (2001 – 2006); no Hospital Dona Estefânia - Departamento de Pedopsiquiatria (AAUPI -Associação de Apoio à Unidade da Primeira Infância) na equipa do Programa de Intervenção dasPerturbações da Relação e da Comunicação (2004 – 2009); e na Clínica do Gil com intervençãona consulta de perinatalidade, primeira e segunda infâncias (desde maio de 2024).
Desenvolve prática clínica privada, atendendo crianças, adolescentes e adultos, desde 1994.
Desempenha atividade docente universitária no mestrado de musicoterapia da Universidade
Lusíada de Lisboa (desde 2006), no Master Création Artistique - specialisation en musicotherapie na Université Renée Descartes -Paris 5 (desde 2015), na pós-graduação Neurociências da Música na Universidade Católica de Lisboa (desde 2021) e na pós-graduação de música na infância - Intervenção e Investigação na NOVA-FCSH (desde 2020).
É Investigadora no CESEM-NOVA-FCSH tendo como principais interesses de pesquisa o desenvolvimento humano no período perinatal e particularmente sobre as origens do pensamento e da génese das primeiras relações humanas assim como os efeitos terapêuticos da música, da arte e da criatividade no período perinatal. Os estudos desenvolvidos mais recentes são acerca do
desenvolvimento da musicalidade comunicativa e dos efeitos da musicoterapia e especificamente do canto materno na gravidez e no período neonatal no contexto dos cuidados neonatais na prematuridade.
Tem participado regularmente como conferencista em vários congressos científicos nacionais e internacionais; tem publicado vários artigos científicos e capítulos de livros na área da perinatalidade e da musicoterapia; destacando a sua autoria nos seguintes livros:
Carvalho, E. & Justo, J. M. (2022). O bebé e a voz materna: a primeira sonata opus-uterus”, São
Paulo, Edição do Instituto de Langage. ISBN 978-65-86160-11-6
-Carvalho, E. M. (2019). No Olhar da Voz Materna: a Musicoterapia, o Feto e o Bebé. Climepsi, ISBN 978-972-796-377-5, 220 pp.
-Carvalho, E. (2014). A Vinculação Pré-Natal e a Orientação Materna na Gravidez- imagem corporal, memórias infantis e sensibilidade sonoro-musical na gravidez. On Line: Novas Edições Académicas. ISBN 978-3-639-74321-0.